Quarto de gêmeos, como decorar com carinho?

Entrega Super Rápida: Faça uma Simulação e Surpreenda-se! =)

X

Quarto de gêmeos, como decorar com carinho?

Quarto de gêmeos, como decorar com carinho?

A chegada de uma criança é um momento especial para todas as famílias, cercado ainda mais de cuidados e mimos. E sempre requer muita atenção nos preparativos de um quarto infantil. Agora, imagine de gêmeos, pois é praticamente tudo dobrado! Segundo especialistas, os dois bebês precisam desde cedo serem tratados com suas individualidades, sempre lembrando que os gêmeos não são uma só pessoa.

Por isso, se ao descobrir uma gravidez simples os pais já buscam por espaço e conforto para o bebê, imagine quando são dois! É preciso procurar imóveis para alugar ou comprar, que tenham ao menos um quarto maior para que as duas crianças possam ser acomodadas da melhor maneira possível.

Ao pensar na decoração do quarto é preciso levar em consideração que tudo deve ser dobrado. Brinquedos, camas, espaço no armário, ou seja, é preciso planejar minuciosamente os detalhes, porque nem sempre o espaço é suficiente para tudo dobrado.

Mas como organizar e decorar um quarto para gêmeos?

Para otimizar espaço, se você procura um apartamento para alugar no Bigorrilho, por exemplo, pode não conseguir quartos tão espaçosos em imóveis novos, por isso na hora de decorar, opte por móveis multiuso, que vão economizar espaço e dar conforto para os quartos. Vamos para alguns itens que devem ser considerados na hora de organizar o quarto infantil:

1) Iluminação do ambiente

As janelas são fundamentais para entrada de luz e circulação de ar. Nenhum cômodo se torna um ambiente agradável sem luz natural, imagine um local onde estarão dois bebês, eles precisam de ar puro e luz solar. Se você está em busca de apartamentos para alugar no Centro de Curitiba, por exemplo, pense que é preciso encontrar um lugar onde o imóvel tenha uma excelente iluminação natural. 

Dica de decoração: Use abajures de luz branca tanto na cômoda como nas mesas de cabeceira próximo da poltrona de amamentação. Muitas vezes, as crianças se sentem mais confortáveis com luzes mais baixas, por isso o abajur pode fazer a diferença.

2) As cores para o quarto infantil de gêmeos

É sempre mais fácil pensar em uma decoração quando os gêmeos são do mesmo sexo. As cores e os temas podem ser escolhidos de uma forma mais homogênea. Porém, o grande desafio fica por conta de um casal de filhos. Já que não é certo priorizar nem um lado e desfavorecer o outro. É preciso atenção redobrada aos detalhes!
A tendência hoje é o uso de papéis de parede, que já trazem motivos animados e tem uma instalação mais fácil.

Uma dica importante é trabalhar com cores claras e com tons mais neutros no quartinho dos bebês. A temática de ursinhos ou animais pode ser uma sacada inteligente para os recém-nascidos de sexos diferentes. As crianças se atraem por cores, barulhos e movimentos desde pequenas, pense em uma estrutura que aguce os sentidos delas.

Quando as crianças já estiverem com mais de 4 anos, os quartos já podem ser separados, e aí a decoração do quarto adaptada para cada criança.
Meninas tendem a gostar de histórias de conto de fadas, bonecas, castelos. Já os meninos, costumam preferir super-heróis, carros e temas que remetam mais ação.
Mas, lembre-se sempre, não busque estereótipos ou tente definir o que as crianças devem gostar. Permita que os baixinhos mostrem o caminho que querem seguir, essa pode ser uma experiência interessante tanto para os pais, quanto para as crianças.

Quarto de gemeos com cor neutra
Inspiração Decorfacil

3) Os brinquedos e acessórios

Um quarto infantil precisa ter brinquedos, não é mesmo? Desde o momento que ela nasce e ao longo da sua vida, as crianças vão conviver com brincadeiras, bonecos e personagens. Por isso, não pense que os quarto dos pequenos precisa viver arrumado e com tudo no lugar. Esse momento de organização pode ser mais uma etapa interessante para se viver ao lado das crianças.

Então, na hora de decorar pense em acessórios que não ofereçam perigo para elas. A medida que vão crescendo, elas ficam cada vez mais curiosas e querem pegar e mexer em tudo.

Dica interessante:
Use e abuse de tapetes com antideslizantes. Os tapetes vão permitir liberdade para as crianças brincarem no chão sem você se preocupar com a temperatura. Além disso, ajudará na decoração do ambiente.

estante Politorno para brinquedos

4) Os móveis para o quarto dos gêmeos

As crianças crescem, mas os móveis não, certo? Para combinar com as cores, os móveis de cor branca são os mais indicados para o quarto infantil nos primeiros anos de vida.
Então, para sua economia, pense em móveis que poderão ser aproveitados durante toda a infância. Como, por exemplo:

- Poltronas para amamentação

Podem servir para que a criança sente, brinque e relaxe. E depois você pode refornar e colocar na sala, como a poltrona do papai ou da mamãe.

- Cômoda

Esse móvel é prático para as pequenas roupas de um bebê, mas quando estão em crescimento, permitirá às crianças o fácil acesso as roupas na hora de aprenderem a se trocarem sozinhas.
Pense na cômoda e nos berços com a mesma linha de design, para tornar o ambiente mais charmoso e aconchegante. Siga a linha de uma decoração que deixe os móveis com a mesma cor, para não definir os espaços precocemente.

- Berços

As crianças quando são gêmeas tem a tendência de passar a maior parte do tempo juntas, e isso não é ruim. Mesmo que por algumas horas do dia você opte por deixar os bebês no mesmo berço, é importante manter dois berços e duas camas separadas, para que os bebês aprendam a ter sua individualidade e espaço respeitados.
Há berços próprios para gêmeos, com espaço compartilhado entre ambos para a troca de fraldas.

berço que vira cama da Completa Móveis
Um berço com 3 opções de montagem, vira até cama

- Armário

Os armários são peças ótimas para organizar as roupas que ocupam muito espaço nas gavetas, e a nossa dica é apostar em um modelo que possa servir até o final da infância.
Dê preferência na cor branca, que pode combinar com muitas decorações.

- Estante com nichos:

As estantes, além de ajudarem na organização podendo abrigar livros e brinquedos que ficam no acesso às crianças, também são ótimas para a decoração, deixando tudo à mostra e ao acesso de todos.

Dica para segurança: Como sabemos, as crianças exploram muito os seus quartos, e por isso, é muito seguro adicionar cantoneiras nas quinas dos móveis, e até mesmo fixar os móveis nas paredes para que não caiam sobre as crianças.

quarto infantil Politorno
Bicama Caibi e Estante Ouro Preto

É preciso montar um quarto agradável, aconchegante e bonito para a chegada dos bebês, ainda mais gêmeos. Os irmãos gêmeos sentem vontades e necessidades em tempos parecidos, devido a convivência mais acentuada, por isso os pais precisam estar preparados para essa jornada que é cuidar de dois bebês ao mesmo tempo. Prepare um quarto que atenda às necessidades das crianças e dos pais, isso trará mais conforto e aconchego!

Gostou deste artigo sobre como decorar o quarto dos filhos gêmeos? Então, aproveite e compartilhe esse texto com os seus amigos através das suas redes sociais para que todas as mães e pais se preparem para esse momento único da chegada dos bebês.

Comentários