7 Dicas INCRÍVEIS de Móveis para um Quarto Infantil ideal

Entrega Super Rápida: Faça uma Simulação e Surpreenda-se! =)

X

7 Dicas INCRÍVEIS de Móveis para um Quarto Infantil ideal

7 Dicas INCRÍVEIS de Móveis para um Quarto Infantil ideal

As crianças são o futuro, não é mesmo? E por isso, damos uma atenção especial quando se trata da educação delas. Mas o que tem a ver educação com a forma de montar ou decorar o quarto onde elas irão dormir?

Tem tudo a ver! A forma como os móveis serão dispostos, os brinquedos, as cores, tudo influencia na sua forma de ver o mundo, na sua proteção e no seu desenvolvimento.
Por exemplo, os melhores locais da casa ou do apartamento para os quartos infantis são os que recebem a luz solar direta. Pois, quartos frios e/ou úmidos podem desencadear alergias em crianças.

Confira nossas outras dicas de como preparar o quarto infantil:

1) Móvel para quarto Infantil: Berço

Os móveis para o quarto infantil são as primeiras preocupações. O local para dormir então é fundamental. Se são crianças bem pequenas, vamos preferir os berços, que mantêm a criança segura e facilitam o manuseio do bebê.
Berços existem de diversas formas, com grades, com níveis de elevação, com armários embutidos, com mosquiteiro, com balanço, sem balanço, com rodinha, tem ainda os modelos mais provincianos que são uma graça. Mas enfim, o berço será o carro chefe na hora de decidir a disposição dos móveis.

Nossa sugestão é que o berço não fique muito próximo das aberturas como janelas, evitando que a claridade incomode a criança, ou mesmo que entre ventos frios que prejudiquem a saúde dela. Ao mesmo tempo, deve ficar de fácil acesso aos pais. Portanto, evite que outros móveis para o quarto infantil impeçam o livre acesso ao berço.

Outra dica é que você mantenha um abajur ou um interruptor para as luzes do quarto próximo ao berço, pois facilitará quando você precisar visitá-los durante a noite, ou quando for colocar o pequeno para dormir.
Seja o tipo de berço que você quiser, o móvel de cor branco é o mais tradicional, afinal de contas é claro, não têm gênero, e pode ser decorado como você preferir.

2) Móveis para Quarto Infantil: Roupeiro, Guarda Roupa ou Cômoda

A idade da criança certamente influenciará a compra desse móvel para o quarto infantil. Mas a nossa dica de economia é você já pensar num móvel que a criança possa utilizar até uns 10 anos de idade. Parece muito? Móveis de boa qualidade e que não sofrem montagem e desmontagem seguidas, resistem bastante.

Um móvel para guardar e organizar as roupas da criança é um item obrigatório. Muitos pais iniciam um quarto infantil com uma cômoda, afinal de contas as roupas são pequenas e podem ficar muito bem organizadas. Mas já no primeiro ano de idade irão surgir roupas de necessitam de cabides, e aí você precisa estar preparada (o).

Além das roupas, também haverá as cobertas e os brinquedos para manter organizados. Por isso, já vale a pena comprar um móvel maior para o quarto infantil.
Nossa sugestão é que você mantenha uma cômoda ou um gaveteiro também no quarto infantil, pois itens de higiene (fralda, babadores, mordedores) e acessórios (laços, fitas, suspensórios) ficarão muito bem organizados nas gavetas.

Vale lembrar que esses móveis podem contar com um protetor de cantos, para evitar que tanto as crianças, como os pais, se machuquem. E também podem ser fixadas na parede, evitando assim qualquer acidente de o móvel cair sobre alguém.

armário organizador limeira Politorno Armário Organizador Limeira - Politorno

gaveteiro maia com 4 gavetas Politorno Gaveteiro Maia 4 gavetas - Politorno

3) Móveis para o Quarto Infantil: Estantes

Estantes para o quarto infantil são úteis em todos os momentos, seja recém-nascido ou já estudante. São móveis práticos de montar e de mudar de lugar. São indicados para organizar os brinquedos e deixá-los a livre acesso, bem como mantêm ao alcance dos olhos aqueles itens que a criança mais usa, como chupetas, mordedores, livros, etc.

A variedade de estantes com nichos é enorme, têm de todos os tamanhos, seja com 3, com 6 ou até com 9 nichos, que cabem desde um quarto infantil pequeno até em um playground.
Essas estantes devem ser fixadas na parede, de modo que se a criança puxar ou querer subir sobre, não haverá o risco de cair.

Tanto os móveis quanto a decoração de um quarto infantil devem acompanhar a fase de vida da criança ou adolescente. Os pais querem que seus filhos sejam sempre crianças, não é mesmo? E por isso acabam às vezes por não perceber que o local que eles mais frequentam precisa de um upgrade. Verifique, por exemplo, a altura do espelho onde o adolescente se vê, pois se corta a cabeça ou ele não consegue se ver ao menos meio-corpo, busque subir ou trocar o espelho.

Estante Ouro Preto 9 nichos Politorno Estante Ouro Preto 9 nichos Politorno

Estante de madeira 5 prateleiras Politorno Estante de madeira 5 prateleiras Politorno

4) Móveis para o Quarto Infantil: Cama ou Beliche

Depois de uma certa idade, as crianças ganham sua independência e já podem dormir com tranquilidade numa cama de solteiro sozinhos. E é nessa hora em que os pais mais buscam ajuda na remodelação e decoração do quarto infantil, afinal, as crianças estão crescendo e precisando de um espaço que seja ainda mais a cara delas.

E uma cama faz parte disso. Nossa dica é que você permita que a criança mesmo escolha a cama. Há modelos tradicionais, modelos com baú na cabeceira, camas com armários nos pés, camas com gavetas embaixo, enfim, diversos tipos.
E há também os modelos duplos, ou seja, as bicamas, que diferente dos beliches, possuem uma cama com rodízios que fica oculta embaixo da cama, e pode servir para receber o amiguinho (a) numa noite do pijama, que tal?

Vale lembrar é que a cama não fique disposta na “passagem”, isto é, entre a porta e a janela do quarto infantil, para não atrapalhar a circulação das pessoas e até mesmo da iluminação e de energia.

Após escolher a cama, observe se já chegou a hora de também trocar o armário do quarto que está deixando de ser tão infantil. Se é hora de trocar, opte por um móvel que valha até a fase adulta, um roupeiro ou mesmo estantes com gavetas.

Segundo o Feng Shui a cama deve possuir cabeceira, de preferência de madeira. Acima dela, coloque um quadro que simbolize amor para você. Pode ser uma imagem da natureza que evoque o sentimento do amor, por exemplo. E deve ficar posicionada de frente para a porta.

Bicama com Armário Branco Politorno
Bicama com armário Barueri branco - Politorno

5) Móveis para Quarto Infantil compartilhado entre irmãos

Hum, quando o quarto infantil é dividido entre duas ou mais crianças, fica mais difícil atender a vontade deles, não é? E manter a ordem então, nem se fala, rsrsrs!
Mas a regra que vale ouro é manter a irmandade e conversar para que entrem em acordo na hora de escolherem a cama, o beliche ou mesmo os armários para o quarto compartilhado.
Um beliche, que são aquelas camas uma sobre a outra, são ótimas opções de móveis para quartos pequenos. Deixam o quarto com mais espaço para brincarem ou mesmo para circularem.

Beliche Lins Politorno Beliche Lins Branco Politorno

Treliche Moderna Londres Politorno Treliche Moderna Londres Politorno

6) Cor nos Móveis para o Quarto Infantil

Alguns especialistas em Feng Shui indicam que o branco e as cores pastéis, favorecem o ambiente, por isso indicamos que os móveis para quarto infantil sejam brancos.

Já as cores da parede dependem da luminosidade que o quarto recebe durante o dia. Se o quarto infantil recebe muita luz solar, prefira cores suaves, como um amarelo suave ou um verde-menta. Já se for mais escuro, recebendo pouca luz solar, prefira por cores mais quentes, para deixá-lo mais aconchegante: um cenoura claro, por exemplo.

O total white ou branco total deve ser evitado, ao menos uma parede deve ser colorida, até mesmo para equilibrar a harmonia do ambiente. E pode-se brincar a vontade com as cores de acolchoados e cobertores, é claro que você vai buscar as cores que a criança gosta, e isso faz bem pra elas.

Móveis coloridos trazem alegria ao ambiente e pode ser fundamentais na decoração do quarto infantil. A desvantagem é a redução da vida útil do mesmo, pois a criança pode enjoar da cor escolhida ou atrapalhar nas mudanças da linha decorativa do cômodo.

Gaveteiro 6 gavetas Amarelo Politorno
Gaveteiro Maia Amarelo 6 gavetas Politorno

7) Móveis para decoração de Quarto Infantil

Aposte em objetos e móveis para o quarto infantil que estimulem a criatividade e o interesse das crianças. Mapas, lousa na parede, luminárias, balanços, além dos brinquedos que são ótimos para isso.

Os quartos montessorianos estão cada vez mais divulgados e aplicados. Consistem em deixar o ambiente estimulante, favorecendo a expressão de suas capacidades através do aprendizado com suas próprias experiências. Por isso, os móveis devem ficar posicionados na altura da criança, que estimulem o desenvolvimento e a autonomia de forma segura para que ela se sinta à vontade para explorar o espaço, como mesas, estantes com nichos, camas ou bicamas.

Bicama Caibi e Estante Ouro Preto - Politorno
Bicama solteira Caibi com Estante Ouro Preto 9 nichos - Politorno

Bem, como você pode conferir acima, são diversos os móveis que você pode utilizar na montagem e na decoração de um quarto infantil. Navegamos no Pinterest e conferimos algumas sugestões de decoração que são encantadoras.

quarto infantil quarto infantil de bebe quarto infantil menino
Imagens Pinterest

Mas lembre-se de utilizar cautela na escolha dos componentes do quarto, pois o essencial é criar um ambiente harmonioso, que seja agradável de ficar.
Evite materiais de vidro (pois quebram), mantenha as rodinhas travadas, as quinas protegidas. Enfim, temos certeza que você vai arrasar na montagem do quarto infantil.

Comentários