Adoramos cozinhar e comer bem! Quem não gosta? Mas para cozinhar sem nenhum estresse, vale a pena conferir nossa matéria que dará dicas valiosas para montar e organizar o melhor a mais acessado ambiente da casa, a cozinha.
Bora lá?
Para começar, vamos observar as grandes cozinhas profissionais, afinal é com profissionais que nos inspiramos para trazer o melhor para você.
Sendo assim, o que mais chama a sua atenção quando assiste a programas de culinária na televisão ou em vídeos do Youtube?
Eu mesmo me apavoro com o espaço nas bancadas. Sim, pois nem sempre temos como ter um espaço desses em casa, não é mesmo! Mas eu descobri que tudo é uma questão de organização e prioridades.
Bancada
Para se ter uma bancada legal na sua cozinha você vai precisar de um balcão, ou uma mesa, ou mesmo um aparador, desde que não sejam ocupados com grades objetos como liquidificadores, panificadoras, cafeteiras, etc. Se o seu espaço é ocupado por esses utensílios, repense sua cozinha e trate de guardar em algum armário esses objetos.
Existem armários ótimos para organizar panelas, eletroportáteis, ou ainda produtos de limpeza, ou até mesmo prateleiras abertas. Temos uma publicação bem legal sobre organização com dicas de vários ármarios.
+ Móveis práticos para organizar o lar
Estante Platina Alta - Politorno
Com os objetos volumosos guardados você poderá usufruir melhor do seu balcão, ou bancada, já que vamos nos inspirar nas cozinhas industriais e profissionais, ou ainda buffet como algumas fábricas de móveis vem nomenclando (não tem balcão? Veja algumas dicas no www.boramobiliar.com.br). Porém, aqueles objetos que são muitos utilizados durante a preparação de qualquer prato, esses sim devem estar ao alcance dos olhos e das mãos, e por isso podem ocupar espaço na bancada, como o porta-faca imantado, ou um pote com colheres de pau, espumadeiras, conchas, um porta temperos, etc.
Agora se essas peças também vão ocupar muito espaço no seu balcão, o jeito é apelar para as paredes. Ou seja, pendurá-las. Faça você mesmo uma barra de suporte ou então um painel, ambos podem ficar sobre a pia, sob o balcão ou até mesmo do lado do balcão, numa parede pouco utilizada, por exemplo.
Você pode até mesmo pendurar cestinhos para deixar as frutas e verduras frescas.
Armário Aéreo Bonfim - Politorno
Se a sua bancada é de madeira, como muito móveis, você pode adicionar uma tampa de vidro que se encaixe no seu balcão e o proteja das facas, ou então utilize sempre tábuas de corte.
Perfeito! Depois da sua bancada organizada, vamos analisar quais são os objetos que você mais utiliza, e para isso dependerá dos pratos que você mais pratica. Por exemplo, se você ama fazer sushi, sugiro você ter a seu acesso os pratos rasos, as esteiras para enrolar o sushi, etc. Agora se você é dos doces e pães, prepare-se para ter ao alcance dos seus olhos objetos como colheres de pau, pincéis, batedores, fôrmas, etc.
Tá, mas aonde vou deixar esses objetos ao meu alcance? A gente pensou em tudo! E para facilitar o alcance a esses itens, vale uma prateleira aberta, ou até mesmo um nicho próximo da sua bancada, ambos serão muito funcionais.
E os temperos? Esses também podem ser fixados porta-temperos na sua parede, ou que fiquem numa cestinha na prateleira mais próxima ao fogão.
Armário Aéreo Maior - Politorno
Armários
Como já diziam os portugueses num provérbio aí, “um lugar para cada coisa, cada coisa em seu lugar”, e então numa cozinha profissional os locais são definidos conforme a sua especialidade e utilização. Os objetos mais utilizáveis ficam mais próximo à estação de trabalho, os menos, ficam mais longe.
Ao montar sua cozinha, examine os espaços que podem ser preenchidos com armários ou balcões, e utilize-os da maneira mais harmoniosa e prática possível.
Nos armários fechados priorize o que você pretende evitar que peguem pó. Porém, se o seu espaço é reduzido, há algumas dicas e truques para facilitar essa organização, como:
Bandejas e fôrmas: Você pode guardá-las dentro do forno do fogão à gás (que tem bastante espaço), ou naquele nichos de porta-toalhas que vem embutido em muitas cozinhas, e que às vezes não utilizamos;
Temperos, Ervas, chás: Separe em potinhos de vidro e identifique-os com uma etiqueta. Se achar interessante, tem aquela dica de parafusar a tampa na parte inferior do armário aéreo, e assim rosquear para que fique pendurado. Ou então, utilizar uma gaveta próxima do fogão;
Inspiração do Blog Vida Louca de Casada
Cestas ou bandejas: você pode utilizá-las também para organizar os alimentos dentro da despensa, para fazer uma divisão de áreas dentro do armário;
Panelas e tampas: se você tiver espaço no balcão abaixo da pia é o ideal, assim fica fácil para pegar quando for cozinhar, bem como para guardar. A porta do armário pode incluir uma barra para segurar as tampas. Se não, fazer um painel com ganchinhos para pendurar também ficará show.
Igual com igual: Priorize a organização das louças pelos seus semelhantes, mesmo que os modelos ou estampas sejam diferentes. Por exemplo, junte os pratos rasos em um canto e os fundos em outro. Com os copos é a mesma coisa: você pode deixar os mais longos do lado esquerdo e os mais curtos do lado direito do armário, e de preferência nada empilhado para evitar trincos ou quebras.
Gavetas
Ah, as gavetas! Amor e ódio numa relação de que nos salvam de muitas visitas inesperadas, mas que sempre tem uma ser arrumada em casa, não é assim?
Mas elas são perfeitas para ajudar a organizar uma cozinha, pois podemos arranjar melhor os talheres para refeição, dos talheres de servir, dos de preparo, os itens usuais como luvas, papel alumínio, guardanapos, porta-guardanapos, jogos americanos, enfim, praticamente tudo na cozinha pode ser mantido em gavetas, sejam elas grandes, profundas ou rasas.
Agora se a sua cozinha não possui muitas gavetas, você pode adquirir apenas um gaveteiro, e mantê-lo em baixo da bancada (quando for aberta), ou separando o fogão do refrigerador, por exemplo. Tem alguns com rodízios que facilitam a transição de lugar.
Eletrodomésticos
Onde encaixá-los? São diversos fatores que farão você decidir. Um deles é a parte elétrica, que será necessário para deixá-los funcionando, outro fator é a iluminação, e vamos te explicar por que!
Um dos eletrodomésticos mais utilizados na sua cozinha, e um dos que mais consome energia elétrica é o refrigerador ou geladeira. Para praticar suas aulas de Masterchef, você precisará tê-lo próximo a sua bancada, porém, para economizar energia, você precisa que ele fique longe de uma fonte de calor, ou seja, longe da janela que pega sol e do fogão.
Tá, eu sei que sua cozinha é pequena, mas quando digo longe, é o máximo que você conseguir, e dentro do seu território de preparação.
Outro eletrodoméstico que será fundamental é o fogão ou cooktop, afinal é com ele que você preparará muitas das suas receitas. Então, o fogão e a pia serão o rei e a rainha dentro do seu tabuleiro, devem ser os primeiros a se pensar onde encaixar, pois dependem de encanamento hidráulico e de gás, e isso limita bastante suas opções.
Outros eletrodomésticos como máquina de lavar louça e fornos, podem ser adaptados em nichos ou mesmo dentro de prateleiras abertas, mas sempre pensando a sua eficiência, na sua praticidade na hora do preparo das refeições.
Nicho para Micro-ondas - Politorno
Cozinha completa
Se você não tem tempo para ficar escolhendo móvel por móvel para a sua cozinha, então conheça a linha FLORIPA da Politorno, à venda em nossa loja virtual.
São móveis práticos e que se encaixam em qualquer cozinha, com gavetas basculantes, espaços, corrediças e puxadores de qualidade, e também possuem modelos de nichos coloridos que dão uma charme, cor na sua cozinha.
Também temos uma dica caso você queira colorir um pouco sua cozinha, é o de envelopar os eletrodomésticos. Imagina a sua geladeira branca sendo envelopada de amarelo? Já pensou que alegria ela vai trazer para a cozinha? Existem também adesivos ou azulejos coloridos, que podem identificar cada sessão da cozinha, como a área de limpeza da área de preparo.
E então, ajudamos você a preparar sua cozinha de chef? Lembre-se que em nossa loja virtual você encontrará vários móveis práticos e de grande utilidade pra sua cozinha. Acesse e confira.
Bora cozinhar?
Trouxemos uma receitinha muito legal para praticar na sua nova cozinha:
Bolo de Laranja com a fruta por Receita do Dia
Ingredientes:
* 2 xícaras (chá) de manteiga com sal
* 1/2 xícara (chá) de açúcar
* 4 ovos separados (claras e gemas)
* Casca ralada de 1 laranja
* 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
* 1 e 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
* 1/2 xícara (chá) de maisena
* 1 colher (chá) de fermento em pó ou Royal
Modo de preparo
- Bata as claras em neve e reserve;
- Bata bem a manteiga com o açúcar, em seguida adicione as gemas, a casca de laranja ralada e o suco de laranja;
- Batendo na batedeira, adicione a farinha, a maisena e o fermento. Bata bem até a massa ficar bem lisinha;
- Desligue a batedeira e coloque calmamente as claras em neve com uma colher de pau;
- Leve ao forno médio 170ºC para assar, em forma untada com manteiga. Depois de 30 ou 40 minutos assando, faça o teste do palito para ver se está no ponto;
- O rendimento é de 12 porções e o tempo de preparo não passa de 1 hora.
Bom apetite!
Comentários