10 Tendências de Consumo para 2018

10 Tendências de Consumo para 2018

10 Tendências de Consumo para 2018

As pessoas são consumistas, certo? Não apenas por um estilo de vida, mas por necessidade. Todos precisamos consumir alimentos, informação, entretenimento, medicamentos, etc., e até mesmo bens duráveis como móveis, imóveis, veículos e eletrônicos. Todos os anos, especialistas no consumo avaliam os fatores que fazem as pessoas consumirem mais, ou menos. Sabemos que as crises, principalmente a crise política enfrentada no Brasil são fatores de redução de consumo.
Mas o que o mundo manifestou em relação as suas escolhas de compras durante 2017? E qual será o movimento gerado para as escolhas que os consumidores terão em 2018?

A Euromonitor Internacional, provedora global de inteligência estratégica de mercado que pesquisa e analisa milhares de dados de produtos e serviços em todo o mundo, fez um levantamento a respeito das tendências de 2018. Vale a pena conferir e analisar sobre o seu ponto de vista. Nós analisamos e pontuamos o que é oportunidade para a indústria e mercado de móveis.

Veja abaixo um resumo das 10 Tendências Globais de Consumo para 2018, segundo a Euromonitor, e a nossa percepção a respeito das oportunidades para o mercado de móveis online.

1. Vida Limpa:

Consumidores estão adotando um estilo de vida “clean” e mais minimalista, no qual a moderação e a integridade são palavras-chaves. Os chamados “straight edge” (filosofia de vida que prega contra o consumismo e o hedonismo desmedidos) são relevante entre aqueles entre 20 e 29 anos de idade, que tiveram acesso à educação superior e que cresceram em meio a fortes recessões econômicas, terrorismo e turbulências políticas. Essa geração adotou uma visão de mundo mais ampla que as gerações anteriores;

Bora Mobiliar:

As indústrias de móveis e de bens duráveis precisam se preocupar ainda mais com a origem da matéria-prima, e saberem comunicar isso aos consumidores. O processo de produção também é importante que seja limpo, ou então que colabore recompensando o meio-ambiente por seus danos.
Nosso principal fornecedor, a Politorno, é uma empresa de móveis responsável, que utiliza nos seus produtos matéria-prima proveniente de reflorestamento, e tendo todo o plástico, o papelão e as sobras de madeira destinados à reciclagem. Além disso, utiliza de tintas sem componentes que sejam prejudiciais à saúde.

2. Os Inquilinos: 

Uma nova geração preocupada com a comunidade, que prefere o aluguel e os serviços por assinatura está reformulando a economia, fazendo do consumo ostentoso uma coisa do passado. A rejeição dos materiais em prol das experiências e um estilo de vida mais livre, que vem caracterizando os hábitos de compras dos Millennials (Geração Y, nascidos a partir de 1980) nos últimos anos é uma tendência que continua a se desenvolver e se espalhar pelo mundo;

3. A Cultura da Reinvindicação: 

Seja colocando suas reclamações no Twitter, espalhando mensagens virais pelas redes sociais ou participando de petições online, consumidores estão dando voz às suas opiniões. O “ativismo hashtag”, embora não seja tão novo, vem ganhando força à medida que as pessoas tenham acesso à internet e redes sociais;

Bora Mobiliar:

Respeitar o princípio do bom atendimento ao cliente e estar aberto a ouvir as reclamações e buscar melhorias.

4. Está no Meu DNA: 

A crescente curiosidade das pessoas sobre sua composição genética - que os fazem tão especiais - e a busca por personalização dos produtos/serviços de saúde e beleza estão alimentando a demanda por kits de DNA domésticos. Os consumidores alvos vão desde aquele que “se preocupam com seu bem-estar” até aqueles que buscam entender suas origens e os fanáticos por nutrição e vida fitness;

Bora Mobiliar:

Outro fator interessante é a personalização de produtos, ou seja, os designers precisarão cada vez mais criarem produtos que representem todos os estilos de identidades.

5. Empreendedores Adaptativos: 

Estão buscando mais flexibilidade e estão preparados para assumir riscos. Os Millennials particularmente possuem uma natureza empreendedora, deixando de lado a rotina “das 8 às 18h” e buscando uma carreira que ofereça mais liberdade;

Bora Mobiliar:

É perceptível o crescimento na busca por móveis para Home-Office, ou seja, para escritórios em casa.

6. Vejo do meu Quarto: 

Em 2018, a percepção e realidade se conectam, mesclando imagens digitais com o espaço físico. Consumidores poderão visualizar os produtos antes de comprá-los, seja nas lojas físicas ou pelo e-commerce. A sofisticação dos celulares em 2017 abriu portas para mais funcionalidades, envolvendo a tecnologia de realidade aumentada;

Bora Mobiliar:

Estar presente no mundo virtual é praticamente obrigatório para se manter no mercado, e por isso a Bora Mobiliar já nasceu nesse meio, sendo totalmente digital.

7. Consumidores Detetives: 

Com uma maior agitação política em 2017, a desconfiança dos consumidores está crescendo e gerando maior envolvimento emocional e ações por parte deles. As pessoas continuam céticas aos produtos produzidos em massa e às motivações das empresas que produzem esses produtos. Cansados de ouvir retóricas vazias e palavras tranquilizadoras, eles buscam conhecer os detalhes sobre a produção e distribuição dos itens;

Bora Mobiliar:

Ser transparente nas ações de marketing e de comunicação, evitando mensagens de amplo sentido e que levem o consumidor a erro.

8. Co-Living: 

A tendência de co-living (moradias compartilhadas) floresceu entre os Millennials e entre os consumidores acima dos 65 anos. É uma maneira de se viver onde as pessoas dividem uma habitação e compartilham os mesmos interesses e valores. Essa tendência nasceu dos centros urbanos que abraçaram a economia compartilhada como um estilo de vida;

Bora Mobiliar:

Oportunidade de oferecer ainda mais móveis multiuso, que se adaptam em qualquer ambiente.

9. I-Designers: 

O desejo de alcançar a verdadeira autenticidade está impulsionando a personalização a um outro nível em 2018, transformando os consumidores em criadores, permitindo que eles participem do processo de design e produção dos produtos; 

Bora Mobiliar:

Oportunidade de criar plataformas onde o cliente cria a sua camiseta, escolhe a cor das maçanetas do guarda-roupa, podendo até mesmo escolher mais de uma opção para personalizar, ou de sugerir um modelo ou um desenho próprio, e ter seu pedido atendido do jeito que deseja.

10. Os Sobreviventes: 

Dez anos após a crise de crédito, que anunciou o início da Grande Recessão, a mentalidade frugal dos consumidores permanece inalterada. Apesar das economias terem melhorado, com aumento da renda e queda do desemprego, a disparidade entre o rico e o pobre é muito visível. Aqueles que se encontram presos entre os baixos salários/escassos benefícios governamentais e os altos custos de vida continuam lutando para lidar com a austeridade.

Bora Mobiliar:

Oferecer produtos com designer moderno e com preços acessíveis, podendo atingir todas as classes sociais e gerando igualdade.


E então?
E para você, qual a sua análise a respeito?
Comente o seu ponto-de-vista e compartilhe para que mais pessoas se manifestem e digam o que pensam.

Para ter acesso ao relatório da Euromonitor na íntegra, faça o download em inglês (http://bit.ly/2rlmN05) ou em espanhol (http://bit.ly/2Dj6KBv).


Fonte:
Comitê Internacional Sindmóveis Bento Gonçalves

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