As pessoas são consumistas, certo? Não apenas por um estilo de vida, mas por necessidade. Todos precisamos consumir alimentos, informação, entretenimento, medicamentos, etc., e até mesmo bens duráveis como móveis, imóveis, veículos e eletrônicos. Todos os anos, especialistas no consumo avaliam os fatores que fazem as pessoas consumirem mais, ou menos. Sabemos que as crises, principalmente a crise política enfrentada no Brasil são fatores de redução de consumo.
Mas o que o mundo manifestou em relação as suas escolhas de compras durante 2017? E qual será o movimento gerado para as escolhas que os consumidores terão em 2018?
A Euromonitor Internacional, provedora global de inteligência estratégica de mercado que pesquisa e analisa milhares de dados de produtos e serviços em todo o mundo, fez um levantamento a respeito das tendências de 2018. Vale a pena conferir e analisar sobre o seu ponto de vista. Nós analisamos e pontuamos o que é oportunidade para a indústria e mercado de móveis.
Veja abaixo um resumo das 10 Tendências Globais de Consumo para 2018, segundo a Euromonitor, e a nossa percepção a respeito das oportunidades para o mercado de móveis online.
1. Vida Limpa:
Consumidores estão adotando um estilo de vida “clean” e mais minimalista, no qual a moderação e a integridade são palavras-chaves. Os chamados “straight edge” (filosofia de vida que prega contra o consumismo e o hedonismo desmedidos) são relevante entre aqueles entre 20 e 29 anos de idade, que tiveram acesso à educação superior e que cresceram em meio a fortes recessões econômicas, terrorismo e turbulências políticas. Essa geração adotou uma visão de mundo mais ampla que as gerações anteriores;
Bora Mobiliar:
As indústrias de móveis e de bens duráveis precisam se preocupar ainda mais com a origem da matéria-prima, e saberem comunicar isso aos consumidores. O processo de produção também é importante que seja limpo, ou então que colabore recompensando o meio-ambiente por seus danos.
Nosso principal fornecedor, a Politorno, é uma empresa de móveis responsável, que utiliza nos seus produtos matéria-prima proveniente de reflorestamento, e tendo todo o plástico, o papelão e as sobras de madeira destinados à reciclagem. Além disso, utiliza de tintas sem componentes que sejam prejudiciais à saúde.
2. Os Inquilinos:
Uma nova geração preocupada com a comunidade, que prefere o aluguel e os serviços por assinatura está reformulando a economia, fazendo do consumo ostentoso uma coisa do passado. A rejeição dos materiais em prol das experiências e um estilo de vida mais livre, que vem caracterizando os hábitos de compras dos Millennials (Geração Y, nascidos a partir de 1980) nos últimos anos é uma tendência que continua a se desenvolver e se espalhar pelo mundo;
3. A Cultura da Reinvindicação:
Seja colocando suas reclamações no Twitter, espalhando mensagens virais pelas redes sociais ou participando de petições online, consumidores estão dando voz às suas opiniões. O “ativismo hashtag”, embora não seja tão novo, vem ganhando força à medida que as pessoas tenham acesso à internet e redes sociais;
Bora Mobiliar:
Respeitar o princípio do bom atendimento ao cliente e estar aberto a ouvir as reclamações e buscar melhorias.
4. Está no Meu DNA:
A crescente curiosidade das pessoas sobre sua composição genética - que os fazem tão especiais - e a busca por personalização dos produtos/serviços de saúde e beleza estão alimentando a demanda por kits de DNA domésticos. Os consumidores alvos vão desde aquele que “se preocupam com seu bem-estar” até aqueles que buscam entender suas origens e os fanáticos por nutrição e vida fitness;
Bora Mobiliar:
Outro fator interessante é a personalização de produtos, ou seja, os designers precisarão cada vez mais criarem produtos que representem todos os estilos de identidades.
5. Empreendedores Adaptativos:
Estão buscando mais flexibilidade e estão preparados para assumir riscos. Os Millennials particularmente possuem uma natureza empreendedora, deixando de lado a rotina “das 8 às 18h” e buscando uma carreira que ofereça mais liberdade;
Bora Mobiliar:
É perceptível o crescimento na busca por móveis para Home-Office, ou seja, para escritórios em casa.
6. Vejo do meu Quarto:
Em 2018, a percepção e realidade se conectam, mesclando imagens digitais com o espaço físico. Consumidores poderão visualizar os produtos antes de comprá-los, seja nas lojas físicas ou pelo e-commerce. A sofisticação dos celulares em 2017 abriu portas para mais funcionalidades, envolvendo a tecnologia de realidade aumentada;
Bora Mobiliar:
Estar presente no mundo virtual é praticamente obrigatório para se manter no mercado, e por isso a Bora Mobiliar já nasceu nesse meio, sendo totalmente digital.
7. Consumidores Detetives:
Com uma maior agitação política em 2017, a desconfiança dos consumidores está crescendo e gerando maior envolvimento emocional e ações por parte deles. As pessoas continuam céticas aos produtos produzidos em massa e às motivações das empresas que produzem esses produtos. Cansados de ouvir retóricas vazias e palavras tranquilizadoras, eles buscam conhecer os detalhes sobre a produção e distribuição dos itens;
Bora Mobiliar:
Ser transparente nas ações de marketing e de comunicação, evitando mensagens de amplo sentido e que levem o consumidor a erro.
8. Co-Living:
A tendência de co-living (moradias compartilhadas) floresceu entre os Millennials e entre os consumidores acima dos 65 anos. É uma maneira de se viver onde as pessoas dividem uma habitação e compartilham os mesmos interesses e valores. Essa tendência nasceu dos centros urbanos que abraçaram a economia compartilhada como um estilo de vida;
Bora Mobiliar:
Oportunidade de oferecer ainda mais móveis multiuso, que se adaptam em qualquer ambiente.
9. I-Designers:
O desejo de alcançar a verdadeira autenticidade está impulsionando a personalização a um outro nível em 2018, transformando os consumidores em criadores, permitindo que eles participem do processo de design e produção dos produtos;
Bora Mobiliar:
Oportunidade de criar plataformas onde o cliente cria a sua camiseta, escolhe a cor das maçanetas do guarda-roupa, podendo até mesmo escolher mais de uma opção para personalizar, ou de sugerir um modelo ou um desenho próprio, e ter seu pedido atendido do jeito que deseja.
10. Os Sobreviventes:
Dez anos após a crise de crédito, que anunciou o início da Grande Recessão, a mentalidade frugal dos consumidores permanece inalterada. Apesar das economias terem melhorado, com aumento da renda e queda do desemprego, a disparidade entre o rico e o pobre é muito visível. Aqueles que se encontram presos entre os baixos salários/escassos benefícios governamentais e os altos custos de vida continuam lutando para lidar com a austeridade.
Bora Mobiliar:
Oferecer produtos com designer moderno e com preços acessíveis, podendo atingir todas as classes sociais e gerando igualdade.
E então?
E para você, qual a sua análise a respeito?
Comente o seu ponto-de-vista e compartilhe para que mais pessoas se manifestem e digam o que pensam.
Para ter acesso ao relatório da Euromonitor na íntegra, faça o download em inglês (http://bit.ly/2rlmN05) ou em espanhol (http://bit.ly/2Dj6KBv).
Fonte:
Comitê Internacional Sindmóveis Bento Gonçalves
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